sábado, 23 de outubro de 2010




Somos o povo da Aliança

Uma aliança é um pacto ou acordo entre duas ou mais partes. O caráter de uma aliança segundo propõem as Escrituras é um acordo negociado ou imposto unilateralmente como o de suserano com um vassalo e transmite a idéia de eternidade. Dizemos assim, que a aliança que Deus estabeleceu com os pecadores tem um caráter monoplêurico, pois, somente Ele soberanamente a estabeleceu. Ela é a aliança da graça.
A nossa razão e fé cristãs se apóiam no fato de que somos o povo do pacto. Temos uma aliança com Deus estabelecida e celebrada por Ele no pactum salutis através do seu filho Jesus – “O Cordeiro morto antes da fundação do mundo”. Este é o conselho de paz, o pacto da salvação.
A nossa teologia é a teologia do pacto, que é o evangelho apresentado no contexto do plano eterno de Deus de salvação e comunhão com seu povo. Além de tudo, é uma hermenêutica segura que aborda o entendimento das Escrituras, explica a unidade da revelação bíblica e aprofunda o nosso entendimento sobre o significado da morte de Cristo (Expiação); da nossa confiança de comunhão com Deus e o desfrutar de suas promessas (segurança); dos sinais e selos das promessas pactuais (Sacramentos) e da história da redenção (Plano unificado da salvação). Esta é a síntese do evangelho da graça de Deus.
A História da redenção do povo de Deus tem seu desenvolvimento no chamado de Abraão (o pacto abrâmico) e atinge seu clímax na morte e ressurreição de Cristo (a aliança da Consumação), a fim de satisfazer a justiça divina, de banir o pecado e misericordiosamente restabelecer a amizade quebrada pelo homem. Assim, Deus revelou de forma tangível seu amor pelos eleitos e confirmou sua herança pelos sinais do pacto.

Antonivaldo de Jesus Silva

  Assista os nossos cultos e sermões Assista os nossos cultos pela nossa página no facebook, aos domingos, às 9h30min, facebook.com/iprcj. O...