O que a Escritura Sagrada nos diz acerca da morte e o que ocorre depois dela?
Perguntas e respostas sobre a morte
O que é a morte?
É a separação do homem de si mesmo. O ser humano é uma unidade integrada constituído de corpo e alma. A morte causa essa separação. Com a morte a parte material é sepultada, mas a imaterial continua existindo: “e o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 7.29 – ver 2 Co 5.8; Fp 1.23; Lc 16.19-31).
Morreu, acabou?
Não. Haverá uma ressurreição final por meio de Cristo: “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio à ressurreição dos mortos.” (1 Co 15.21 – ver 1 Ts 4.14; Jo 11.25,26).
Por que o homem morre?
Por causa da queda no pecado do primeiro homem: “Porquanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5.12 – ver Gn 2.16,17; 3.1-24).
O que acontecerá se o homem morrer na condição de pecador?
O homem terá que enfrentar o juízo divino: “... o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo." (Hb 9.27 – ver 2 Co 5.10; Jo 5.29).
Qual a natureza desse juízo?
“..lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21.8b – ver Mt 25.41).
Como escapar deste terrível juízo?
Buscando refúgio em Cristo. Por que? Porque “quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3.18). Cristo também diz: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5.24).
O que Cristo fez para nos livrar do juízo?
“Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados...” (1 Pe 2.24 - ver 1 Pe 3.18; 2 Co 5.21). “... ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Is 53.5). “...Jesus, que nos livra da ira vindoura.” (1 Ts 1.10).
A única segurança que temos quer seja vivendo ou morrendo só pode ser encontrada em Jesus Cristo (Rm 14.8). Portanto, arrependa-se de seus pecados e creia nele (Mc 1.14,15).
Por Rev. Ronaldo Soares dos Santos
Por Rev. Ronaldo Soares dos Santos