domingo, 28 de setembro de 2014

VERDADEIRA ADORAÇÃO

“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. E falou Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou. ” (Lv 10.1-3)
 
Aquele que descobre o evangelho bíblico tem o papel de re-descobrir com ele a verdadeira adoração bíblica. Devemos remover todos os acréscimos e todo elemento estranho, pois não estão autorizados pela Palavra de Deus que é a nossa regra de fé e prática, o manual do culto e da adoração. Tudo aquilo que não estar autorizado pela Escritura Sagrada e é inserido no culto como elemento dele ou como forma de adoração é fogo estranho aos olhos de Deus. Como pecadores, cuja natureza é caída, estamos mais inclinados a diverti-nos do agradar a Deus. Disso também, decorre o fato de confundirmos entretenimento com evangelismo e esse falso evangelismo com adoração. O significado de ambas as coisas é bem diferente dessas concepções distorcidas. Evangelizar é pregar o Cristo crucificado, confrontando o pecador com a revelação bíblica. É levar ao pecador a mensagem da cruz (1Co 1.18-25). Adoração por sua vez, é prestar ao Deus Supremo a honra, a glória e submissão que lhe é devida. E isso não nos é possível fazer de maneira certa se não conhecemos suficientemente a Deus e a sua Palavra (Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos… João 4:22). Sobre esta regra, Calvino diz: “E é necessário sempre começar com este princípio – conhecer a Deus a quem adoramos... Devemos ter sempre em mente que Deus não pode ser corretamente adorado a menos que Ele seja conhecido”.
 
 
Antonivaldo de Jesus Silva

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia da Consciência Evangélica: nosso posicionamento bíblico-teológico


POSICIONAMENTO DA IPCJ SOBRE MOVIMENTOS EVANGÉLICOS

 

O Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reunido em Aracruz em 2006, manifestou-se contra o movimento “Marcha pra Jesus”.

“O SC-IPB-2006 RESOLVE: 1.pronunciar-se contrário à participação de seus concílios e membros na “Marcha para Jesus” e movimentos ou eventos de natureza teológica similar; 2. determinar aos concílios e aos pastores que orientem suas igrejas para que não se envolvam em eventos e movimentos dessa natureza; ..."

Com base nesta resolução do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB, a Igreja Presbiteriana Cidade Jardim, igreja federada à IPB através deste ratifica e orienta a seus membros que tal resolução aplica-se ao Evento denominado Dia da Consciência Evangélica, que será realizado no dia 30 de setembro, em nossa cidade. Tais práticas não tem qualquer conformidade com os padrões genuinamente bíblicos e teológicos que a IPB adota.

A nossa igreja é uma denominação de fé reformada. Adotamos a Bíblia como a nossa única e infalível regra de fé e prática e, como símbolos de fé reformados, a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve. Seguimos aos princípios da Reforma Protestante do sec. XVI, a saber, (SOLA SCRIPTURA; SOLUS CHRISTUS; SOLA GRATIA; SOLA FIDE; SOLI DEO GLORIA), portanto, cremos que, dessa forma, a verdade e os ensinos exarados na Palavra de Deus devem regular tudo em relação ao que cremos e praticamos. Primamos pela ordem no culto, pela fiel pregação do evangelho e pela administração correta dos sacramentos, como marcas da verdadeira igreja. Acreditamos que o culto e a pregação devem ser cristocêntricos, ou seja, centrados tão somente na Pessoa Bendita de Cristo. Rejeitamos qualquer forma de culto ou evangelho centrados no humanismo. De acordo as Escrituras Sagradas, o culto deve ser prestado com decência e ordem e apenas para promover a glória de Deus e não para satisfazer aos anseios e ambições humanos. O culto é para Deus. Assim, percebemos um abismo gigante entre culto (que é o que Deus exige de nós e revela em sua lei, como deve ser feito e o que deve nele ser inserido) e show. Levantamos a bandeira da igreja reformada: “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” - “igreja reformada, sempre reformando”, de autoria do reformado holandês Gisbertus Voetius, à época do Sínodo de Dort (1618-1619).

Diante do exposto acima, ratificamos nosso respeito e estima às igrejas e aos irmãos envolvidos no Evento , contudo, afirmamos que a Igreja Presbiteriana Cidade Jardim, à luz da Escritura Sagrada e por sua firmeza doutrinária e teológica, não participa nem orienta seus membros participarem do Movimento do dia 30 de setembro bem como de qualquer outro de natureza semelhante.

 

Em Cristo,

 

Igreja Presbiteriana Cidade Jardim

  Assista os nossos cultos e sermões Assista os nossos cultos pela nossa página no facebook, aos domingos, às 9h30min, facebook.com/iprcj. O...