O pecado: a corrupção da carne e a solução para o seu problema
No texto
da carta aos hebreus a Escritura nos afirma que devemos seguir a carreira que
nos está proposta, nos desembaraçando do peso e dos percalços que nos impedem
de prosseguir da melhor forma. O pecado é o grande embaraço na nossa caminhada
que nos força a lutar com intensa perseverança (Hb 12.1,2).
O Breve
Catecismo nos diz que o pecado “é a falta de conformidade com a lei de Deus ou
qualquer transgressão dessa lei” (BCW, 14). A falta de conformidade com a lei e
vontade santa de Deus é manifesta por meio de nossos atos, disposição e estado.
Todas as nossas faculdades estão corrompidas. No livro do profeta Isaías, o
texto Sagrado nos assevera que as nossas obras de justiça são como trapos
imundos diante de Deus (Is 64.6). O pecado nos tornou como imundos e por essa
razão nem mesmo as nossas obras de justiça podem nos garantir a salvação nem
ser o mérito ou método para alcançarmos a graça redentora. As raízes do pecado
estão profundas no coração humano.
A queda
teve o seu princípio no egoísmo do homem. Os nossos pais edênicos pecaram em
virtude do seu egoísmo. O homem peca porque deseja fazer a sua própria vontade
e não fazer a vontade de Deus. Quando olhamos para o relato bíblico percebemos
que Adão e Eva quebraram todos os mandamentos da lei de Deus que estavam
implícitos e bastante claros no seu coração. Eles não reconheceram que há um só
Deus; constituíram um outro deus (a serpente e a si mesmos); tomaram o nome de
Deus em vão; descumpriram a observância de guardarem-se para o Senhor; não
observaram que Deus era o seu superior; transgrediram a lei e trouxeram a morte
como resultado para eles mesmos e para toda a sua posteridade, quando não
fizeram a vontade de Deus e desejaram o que não deveriam ter desejado quebrando
todos os princípios dos mandamentos de Deus.
Assim, vemos que o pecado é a ausência de amor a Deus. A compulsão
da carne nos conduz à depravação, ela nos leva a perverter a vontade de Deus.
No Getsêmani, Jesus alerta os seus discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito,
na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”
(Mateus 26.41). O pecado atingiu a consciência moral de todo ser
humano. O homem comete atos, pensa, deseja e nutre disposições contrárias à
vontade Santa e Soberana de Deus. Essa é uma questão universal. Deus nos revela
pela Sua Palavra que o homem tem uma necessidade de regeneração, expiação e
arrependimento pelo seu pecado. Todos aqueles que não receberam a Cristo que
nos é pregado pelo Evangelho da Graça estão num estado de condenação, debaixo
da ira de Deus.
Todos os homens são pecadores. A história nos
relata que o ser humano tem buscado uma reconciliação com Deus. Ele realiza
cultos, sacrifícios, cria religiões e constitui o seu próprio deus como aquele
que realiza a sua vontade e lhe traz uma solução para o seu problema. Este
testemunho que a história e a consciência humana nos relatam demonstra que o
homem, sem qualquer exceção, possui uma natureza corrupta.
A Escritura Sagrada nos declara que o homem por
natureza é filho da ira (Ef 2.3). A morte como resultado do pecado veio a todo
ser humano independente da preferência pessoal, da consciência adquirida ou
pelo grau do seu poder intelectual (Rm 5.12-14). O Salmo 51 nos prova que
nascemos pecadores. O que podemos dizer sobre uma criança que morre logo após
alguns minutos ou dias de ter sido concebida? Ela sofre a pena que o pecado
trouxe para a raça humana (Gn 2.17). Todos os homens possuem a natureza
pecaminosa e condenada por conta do pecado.
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus,
por isso, Deus se ira com o homem que transgride a Sua lei e não pratica, de
maneira necessária, o atributo de santidade nesta semelhança natural.
A solução para o problema que o pecado nos trouxe é
sermos alcançados pelo Deus da aliança. É sermos redimidos pelo sangue de
Cristo. A esperança para o homem pecador é ser resgatado do seu fútil
procedimento pelo precioso sangue de Cristo e pelo seu sacrifício perfeito (1Pe
1.18,19). O mérito da nossa salvação não está em nós mesmos e sim em Cristo. A
salvação só pode ser pela graça. As obras humanas não podem garantir a redenção
do pecador. Caso isso fosse possível, a graça seria anulada. A salvação e a
redenção do pecador são garantidas pelo mérito de Cristo, que na cruz morreu pelos
seus eleitos, a fim de lhe conceder a graça divina. É pelo seu sacrifício
perfeito e não pelos feitos que o homem realiza (Ef 2.8-10).
Por Presb. Antonivaldo de Jesus Silva
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