sábado, 27 de abril de 2013

A SUPERIORIDADE DA PESSOA DE CRISTO E SUA OBRA

Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; (Hebreus 2.1-3)

Se nossa fé não estiver focada na Pessoa bendita e na obra de Cristo, quão distante estamos do evangelho, negligenciando a tão grande salvação.

Os crentes hebreus estavam inclinados à fé em anjos e à prática dos sacrifícios da antiga dispensação. Eles na haviam, ainda, entendido plenamente o evangelho da Graça. A pessoa e obra de Cristo não estavam claras para eles, visto que não entenderam a superioridade de Cristo em relação aos anjos, pelo fato de o salvador ter vindo na forma de homem e de seu sacrifício salvífico e sumo sacerdotal.

O autor da epístola aos hebreus deixa claro que Cristo é maior que os anjos, que Ele está no trono celeste, domina toda criação, está recebendo as honras celestiais, adorado e servido pelos próprios anjos. (Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles... E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.). (Hebreus 1.3,4, 6)



Os hebreus, porém, estavam negligenciando a fé cristã. O foco da fé deles não estava no evangelho da Nova Aliança. Muitos já haviam deixado de frequentar os cultos por isso o autor os alerta sobre o risco da apostasia. Queriam voltar aos preceitos antigos da fé judaica. (Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima). (Hebreus 10.25)

Jesus sendo o próprio Deus assumiu a nossa natureza, experimentou o pavor da morte, fez voltar contra si próprio toda ira de Deus que era contra nós e na condição de perfeito sumo sacerdote nos apresentou nos céus como filhos de Deus e seus irmãos (Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Eu porei nele a minha confiança. E ainda: Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu,). (Hebreus 2.11-13)

Tudo isso fez Cristo por nós para nos salvar e nos conduzir à fé e à confiança em Deus. (Hb 2.13). Assim importa que estejamos cada vez mais apegados a Cristo e a sua Palavra.

O perigo da apostasia que era iminente entre os crentes hebreus é mais gritante em nossos dias e pode se identificar claramente nas igrejas modernas, onde as pessoas se agarram a tudo: anjos; óleo de Israel; candelabro de ouro; cajado de Moisés; estrela de Davi, etc, menos a Cristo, numa atitude de fé pura e simples em Deus.

Os cristãos de hoje (gentios) estão cada vez mais judaizados. Querem a qualquer custo serem judeus mais do que os hebreus.

O objetivo do autor de Hebreus era remover as idéias judaicas da fé dos seus leitores originais (os crentes hebreus) e conduzi-los à fé autêntica no evangelho de Cristo. Ao contrário do que nos ensina o texto bíblico, temos visto em nossos dias, ensinamentos estranhos de certos líderes evangélicos levando a igreja a esse retrocesso da fé cristã. O autor sagrado revela que remontar às práticas e aos princípios antigos da fé de Israel era ignorar a superioridade da Pessoa e do sacrifício de Cristo, era negligenciar a salvação, um indício de que estavam perdidos, pois abandonando a fé evangélica (em vez da israelita) recusariam Jesus e estariam sem nada, sem a segurança da salvação eterna. Portanto, nos apeguemos firmemente a Cristo e à Palavra do puro e santo evangelho, ou nada teremos.

Autor: Antonivaldo de Jesus Silva







Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assista os nossos cultos e sermões Assista os nossos cultos pela nossa página no facebook, aos domingos, às 9h30min, facebook.com/iprcj. O...