sábado, 6 de abril de 2013

OS QUE PERTENCEM À IGREJA

OS QUE PERTENCEM À IGREJA


A Igreja é a comunidade dos santos, a comunidade dos fiéis e eleitos de Deus. Pertencem à ela todos aqueles a quem o Senhor de fato remiu. Fora dela não há salvação, embora não seja ela quem salva o pecador, mas o Senhor que a fundamentou. Não há eleitos que estejam fora que não venham pertencer à igreja, pois Cristo os conduz à ela. Disse Jesus: Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor.

Calvino dizia: “há muitas ovelhas fora da igreja, e muitos lobos dentro dela”. A conversão de Paulo e os exemplos de Ananias e Safira assim como o de Simão, o mágico, relatados nos capítulos 5,8 e 9 de Atos elucidam esta assertiva.

Pertencer à Igreja de Cristo e ser salvo é possuir as marcas da eleição. E quais são essas marcas? Analisemos o texto bíblico: pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: sede santos, porque eu sou santo... Tendo purificado a vossa alma, pela obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. As marcas de quem pertence à Igreja de Cristo, de acordo o texto são: a Regeneração; a Comunhão dos santos; a Santidade e a Fidelidade ou observância à palavra de Deus.

A igreja é composta de todos os eleitos de Deus, nos quais se verificam a eleição de Deus, o Pai, a purificação de Deus, o Filho e a santificação de Deus, o Espírito.

O bispo Jewell, o reformador, disse o seguinte: “Os inimigos da verdade ensinam muita doutrina falsa debaixo do nome santa igreja, porque nunca houve nada até hoje tão absurdo ou tão perverso, que não fosse fácil defender sob o nome da igreja”. O apóstolo Paulo ensina: “Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de cristo. o destino deles é a perdição e o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com coisas terrenas.”

Muitos podem não ser da verdadeira igreja, assim devemos perguntar: pertenço a qual igreja? À comunidade dos fiéis e eleitos ou à comunidade daqueles cuja fé só atenta para as coisas terrenas?

Antonivaldo de Jesus Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assista os nossos cultos e sermões Assista os nossos cultos pela nossa página no facebook, aos domingos, às 9h30min, facebook.com/iprcj. O...