sábado, 6 de abril de 2013

Evangelicalismo moderno: um sério desvio bíblico-teológico da igreja brasileira

Evangelicalismo moderno: um sério desvio bíblico-teológico da igreja brasileira




Acredito, que a causa principal da ojeriza que as pessoas sentem pelos evangélicos brasileiros é devido a figuras caricatas, personas non gratas - os pregadores televisivos, paladinos da Teologia da Prosperidade (donos de igrejas-empresas). Teólogos neoliberais, pregadores de uma teologia deformada, gerada por uma hermenêutica deformada que formam crentes deformados, ininteligentes e ignaros, incapzes de tecer uma cosmovisão genuinamente bíblica e persuasiva.

João Calvino dizia: “A fé consiste no conhecimento, não na ignorância”. Não tenho dúvida alguma, que a essência da fé cristã está na Teologia Biblica resgatada pelos reformadores do séc. XVI. Todavia o evangelho que se vive hoje é uma caricatura híbrida do relativismo-existencialismo-pluralismo-liberalismo teológico. Que produz mensagens vazias de auto-ajuda, falsas promessas, psicologia barata sem qualquer embasamento consistentemente bíblico-teológico.

Jonh Stott, um dos maiores teólogos contemporâneos, classificado pela revista Time, em 2005, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, em seu formidável livro CRER TAMBÉM É PENSAR, cita uma frase do doutor John Mackay, à época, Presidente do Seminário de Princeton, que muito retrata a cara do evangelicalismo brasileiro: “Comprometimento sem reflexão é fanatismo em ação, reflexão sem comprometimento é a paralisia de toda ação.”

O crescimento exorbitante do evangelicalismo brasileiro assusta-nos pela falta de uma teologia bíblica consistente, pela onda de anti-intelectualismo e de fé pragmática-existencialista sem reflexão bíblica. Se a igreja brasileira não aspirar por uma reforma bíblico-teológica como no sec. XVI, essas hidras pós-modernas continuarão crescendo e matando a fé evangélica com seu mau hálito venenoso da teologia barata . É preciso definirmos quem somos para não sermos confundidos com quem nada é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assista os nossos cultos e sermões Assista os nossos cultos pela nossa página no facebook, aos domingos, às 9h30min, facebook.com/iprcj. O...